Monday, June 19, 2006

Pessoal estou colocando sem revisão, depois eu faço isso.


Eu tive uma conversa sexta feira última (16/06) com meu colega de faculdade César Leonardo e ontem assisti uma parte do programa Conexão Roberto D'Avila na TV Cultura (http://www.tvebrasil.com.br/conexaorobertodavila ), essa conversa e esse programa me fizeram escrever o que se segue.

Será que o Homem (quando falar Homem, quero dizer homem e mulher) é livre? Esse livre diz de todo sentido em que a palavra é usada.
Vamos nos remeter a uma sociedade que não é tão antiga, a da idade média. Lá basicamente tinha o Senhor Feldal, o "servo", o Estado e a Igreja (quando falar igreja me refiro a Igreja Católica Romana). Esse "servo" sempre devia alguma coisa ao Senhor, nem que seja uma explicação ou uma prestação de contas, isso por depender de alguma forma do Senhor. Já o Senhor devia o mínimo de explicação ou prestação de contas ao Estado e a Igreja, o Estado devia explicação a Igreja, essa por se dizer "representande" de Deus na Terra. Dentro dessa ainda há as classes eclesiásticas, que termina no Papa, porém, este não é livre porque depende dos seus liderados. Temos aí um grande emaranhado de não-livres ou podemos dizer escravo?. Esse exemplo é apenas uma rede bastante espaça, pra dizer o que quero.
Na sociedade de hoje o problema é maior a rede é bem menos espaça. Devemos explicações ou prestar contas a pessoas e instituições, sem falar aquelas que temos de dá a nos memos, essas as vezes sãos as piores, isto é, a exigência que nos fazemos para conseguir o que queremos.
Paor exemplo, estamos em copa do mundo. Ronaldo, não o gaucho, está muito falado desde o início da copa, sem falar da paixão brasileira de ver a seleção vencer e de ter uma seleção vencedora, ele e cada jogador alí tem um objetivo pessoal, e por trás de cada um deles, tem seus empresários, as empresas que os patrocinam coletiva ou individualmente, que querem que pagam dezenas de milhões de dolares pra fazer suas vontades. Isto é a escravidão do dinheiro!?
Outro: Tem Homens que são escravos do poder, como Hitler, Musolini e outros. O poder é uma caracteristica da maioria dos políticos. Vejam quantos querem ter apenas um mandato.
Por que o Homem é tão "escravo"? Será que é conseqüência de suas necessidades e/ou ambições? Ou de uma "força" maior?
Pra acabar com o essa ligação escravista externa que o Homem moderno tem, olhemos pra os índios, que não madam nem é mandado, não recebem ordens de nínguem. Pra se ter uma ideia, quando a tribo está muito numerosa, ela é dividida pra formar outra tribo. Eles têm apenas o pagé, que é o homem mais experiente da tribo e se tornando assim uma espécie de oráculo. Imagine se tivesse um comandante? Será que ele gostaria de perder o poder?
Qual sistema político tem tanta humanidade e liberdade quanto ao sistema indígena?
§
#0h46, já estou com sono, mas vou terminar.
§
Além de tudo isso tem o lado espiritual que em certas ocasiões é mais evidente do que o lado físico, no que se refere a escravidão humana. Muitos já acreditam que o mundo espiritual está sobre o físico, isto é, influencia o mundo físico. Em resumo o mundo espiritual domina o mundo físico. Sendo assim aquele é a causa de muitas coisas aqui!
§
DEUS ABENÇOE O BRASIL!!!

2 comments:

Uljota said...

Amigo Eliasibe, é com alguma surpresa que obsevro que não tem muitos comentários... você deve sair fazendo publicidade do blog por ai hein?
Li esta postagem e gostei por também pensar um tanto assim, na não liberdade humana. E quanto ao mundo espiritual, acho que nem precisa comentar.
O homem é escravo do poder!? O homem é escravo de si mesmo, não é verdade? Bem, aparece no meu que estou precisando de MUITAS dicas ai pow, estou querendo melhorar. Até breve então e boa orte com os comentários também...

Uljota said...

Deus abençoe outros países também!