Saturday, April 21, 2007

O limbo

Eu estava passando pelo site Click21 ontem e me deparei com a seguinte mensagem principal: "Igreja libera Paraíso para crianças que morrem sem serem batizadas" eu fiquei espantado e cliquei no link para ler a reportagem. E mais uma vez estou indignado com os costumes e atitudes da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) que se diz Cristã, mas não condiz com o Cristianismo Bíblico. Eu tenho ligitimidade de falar do mundo cristão, pois sou um cristão, como está descristo no meu perfil, e pelo pouco conhecimento da Bíblia que tenho posso dizer que tais fatos não tem base cristã.

Essa reportagem, tais como as outras que sairam nos outros meios de comunicação, fala do limbo (até então não conhecia), do batismo, pecado original, perdão de tal pecado entre outras coisas. Tentarei falar com bases bíblicas sobre esses quato temas.

Em toda a Bíblia não se encontra nada que dá subsídio ao limbo, tanto quanto ao purgatório. Da reportagem limbo "vem da palavra em latim para "borda", "limite", era considerado por teólogos medievais um estado, ou lugar, reservado aos mortos não-batizados, incluindo gente de bem que havia vivido antes da chegada de Cristo." Eu não sei com qual autoridade a ICAR cria lugares no mundo do além morte e a liberação de perdão. Isso não é de hoje. Todo mundo que leu história geral sabe da comercialização de indulgência e de pedaços do céu. Parece brincadeira isso não é?
Leia o capitulo 14 de João.

Segundo a ICAR o batismo elimina o pecado original (o de Adão e Eva) trazendo o perdão para a criança que é batizada (outra coisa que não tem base bíblica, mas isso será pra outra oportunidade). Isso parece uma ofensa. Quem eliminou as consequência do pecado original foi Jesus Cristo e ele quem nos perdoa de quailquer pecado. Veja o que diz em I Coríntios 15:22 "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo."
Esse capítulo fala desse tema, entre outros. Outro capítulo que é muito bom, interessantíssimo, e que fala desse assunto também é o capítulo 5 de Romanos, vale a pena ler. Nesse, encontramos o que o pecado de Adão trouxe e o que Jesus trouxe. Muito bom!

Mais uma vez percebe-se que a ICAR inventa coisas, que não sei pra quer serve, a não ser pra enganar. Como os supostos santos. O papa, quando estiver aqui no Brasil, vai fazer mais um santo, que pode fazer isso ou aquilo. Mas na verdade não passa de título dado por homem. Que não tem nada a ver com a Bíblia e com Deus.

Eu fico me perguntando, os padres, os seminaristas passam anos estudando a Bíblia, pelo menos é isso que sei. Mas como eles não percebem isso? Certamente eles lêem, mas ficam inertes. O que entendo é que não nasceram de novo (aquele nascer de novo que Jesus disse a Nicodemos) tal como os escribas e sacerdotes da epoca de Jesus, Farizeus. O evangelho é transformador. Quem aceita o evangelho de Cristo, vive apenas com base neste evangelho. As coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo.

Veja a reportagem aqui.

2 comments:

cassiano said...

comentário muito bem elaborado e abalizado na bíblia, onde vemos muitos que se dizem " cristão " e na verdade são criadores de farsas heréticas.

cassiano said...

Timóteo 2:5 - "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."