Wednesday, June 23, 2010

Problema de conexão sem fio no Ubuntu 2010.04 (Ralink controller) - Resolvido

Eu vou ser breve neste post, até por que tal como o post anterior este é para minha, talvez, futura necessidade. Não tão futura, por assim dizer. Mas eu vou escrever aqui como se estivesse escrevendo para muitos leitores, talvez isso me satisfaça.
Já é sabido do post passado que eu reinstalei o Ubuntu. Naquela ocasião eu instalei alguns programas e plugins, dentre eles o mais chato foi instalar o Java Runtime. Bom, quem estiver interessado em saber, além de mim, leia o post imediatamente a baixo deste ou clique aqui. Eu cheguei a contar naquele post (vixe, como eu estou escrevendo a palavra post) que estava com problema para conectar a internet via adaptador sem fio (wireless) aqui no Linux. Eu suspeitava desde o principio que era problema de drive (é muito óbvio pensar primeiramente nessa alternativa). E hoje por vontade instantânea decidi procurar a solução na internet. E encontrei, graças a solidária comunidade universal do Linux (entenda-se Ubuntu, no meu caso).
A solução eu transcrevo, agora ao som de Infernal Galop de Jacques Offenbach (eu não li esse artigo, tá avisado):

1. No terminal use lspci para descobrir o chipset do seu adaptador de rede wireless. No meu caso apareceu: Network controller: Ralink RT2860;
2. Vá no site da Ralink (http://www.ralinktech.com/support.php?s=2) e baixe o drive do seu adaptador para Linux. Coloque numa pasta onde vai descompactá-lo;
Dica: no download do driver não precisa colar nome ou email, basta apenas clicar em accept;
3. Extraia o arquivo usando a síntese
tar -xvvjf arquivo.tar.bz2 
já que é um arquivo com extensão .tar.bz2 (para saber mais sobre compactação e descompactação no linux clique aqui);
4. Entre na pasta linux e abra o arquivo config.mk, seguindo o caminho a partir do menu locais: pasta descompactada>os>linux ou pelo terminal, estando dentro da pasta descompactada: /os/linux/config.mk;
5 Mude HAS_WPA_SUPPLICANT=n para HAS_WPA_SUPPLICANT=y;
6. Mude HAS_NATIVE_WPA_SUPPLICANT_SUPPORT=n to HAS_NATIVE_WPA_SUPPLICANT_SUPPORT=y;
7. Seja brasileiro e salve as alterações;
8. No terminal dentre da pasta extraída (descompactada), digite sudo make para compilar. Espere até terminar;
9. Digite sudo make install, para instalar. Espere até terminar;
10. Reinicie o computador.


Eu peguei essas dica neste forum do Ubuntu. Mas depois que eu descompactei a pasta encontrei nela o arquivo README_STA, onde tem todos esses passos lá.
Então aprenda também a lição: para instalar direitinho alguma coisa no linux (no window também) leia o arquivo README, INSTALL ou alguma coisa parecida e siga as instruções contidas lá.

Bom agora posso ir dormir. Se eu deixasse pra escrever depois sei que não iria escrever mais sobre isso.

A 5 graus e ao som de O Fortuna de Carl Orff termino esse post pra mim do Ubuntu 2010.04 e usando a conexão wireless.

Deus abençoe o Brasil!!!

1 comment:

Anya said...

great blog!

come check out mine

http://theveiledbump.blogspot.com/